A AFFRAC representa as empresas do segmento de Tecnologia para o Comércio e Serviços, e há alguns meses foi acionada pela Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes¹, para alinharem as primeiras discussões sobre o projeto “Open Delivery”, que tem o objetivo de oferecer uma solução que gere maior competitividade no setor de entregas, já que o cenário atual é dominado por poucos aplicativos.
E na última semana o projeto teve o seu ‘kick off’ através de uma reunião entre a Abrasel e empresas de software associadas da AFRAC, para alinharem os meios de viabilização do recurso. O propósito é criar um código aberto que seja compartilhado entre empresas de software que já atuam nos sistemas de gestão dos restaurantes e apps de entrega.
Em operação, esses códigos vão permitir uma interoperabilidade entre os sistemas dos restaurantes e as empresas de delivery, oferecendo assim, mais opções aos estabelecimentos que poderão integrar-se às plataformas de delivery de forma padronizada e analisarem as opções de apps de entrega com condições mais convidativas.
Hoje, os bares e restaurantes precisam negociar diretamente com cada plataforma disponível (como Rappi e Ifood) para que tenham acesso aos recursos, além de usarem sistemas distintos de recebimento dos pedidos e pagamento em cada uma. Com o Open Delivery, essa comunicação entre os restaurantes e empresas de entrega ficará mais simples e padronizada.
Comitês de organização e desenvolvimento do projeto serão criados até o final do ano, e nas seis cadeiras de discussão, a AFRAC e Abrasel já possuem suas posições de detentoras do tema.
¹A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes representa um setor muito importante do mercado que congrega um milhão de negócios e gera seis milhões de empregos diretos em todo o Brasil, representando atualmente 2,7% do PIB nacional, e demanda muitas soluções desenvolvidas pelo segmento de Automação Comercial.