Banco Central possui projeto para lançar sua própria moeda digital

Por Escritório Lima Junior, Domene e Advogados Associados – Parceiro AFRAC.

Em estudos desde agosto de 2020, o Banco Central do Brasil possui projeto para lançar sua própria moeda digital. Com a chegada do Pix e a implementação do open banking, o Banco Central tem apostado na digitalização do sistema financeiro. Ainda, a emissão de moeda digital como uma nova representação do papel moeda já é uma realidade em muitos países.

Em recente manifestação, o ministro Paulo Guedes informou que o Brasil terá sua própria moeda digital e que está a frente de muitos países. O grupo de estudo responsável pelo projeto foi formado em agosto e possui prazo de 180 dias para apresentação de uma proposta, sendo possível a prorrogação do período de estudo por outros 180 dias.

Ainda, o Banco Central explicou que a moeda digital emitida pelo Banco Central é diferente das criptomoedas que não possuem lastro nacional, uma vez que são uma representação digital das moedas já emitidas em papel.

Imagem: Getty Images/iStockphoto

Publicado por AFRAC

Fundada em setembro de 1987, a Associação Brasileira de Automação para o Comércio (AFRAC) foi inicialmente criada para representar os interesses de fabricantes e revendedores de equipamentos para o setor. Unindo esforços e se engajando a outras Entidades para fortalecer o segmento no Brasil, nos tornamos uma entidade multissetorial, sem fins lucrativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: