O que se sabe até agora sobre o WhatsApp Pagamentos?

Artigo escrito pela associada AFRAC, Shipay.

Entre as várias carteiras digitais existentes hoje, uma ainda em fase de testes desperta a curiosidade nas pessoas: o WhatsApp Pagamentos. O anúncio da ferramenta foi feito no dia 15 de junho, mas poucos dias depois o Banco Central suspendeu a liberação. Na época, a justificativa dada foi de preservar o ambiente competitivo.

No início de agosto, o Bacen se manifestou novamente, desta vez com uma nota em que afirmou liberar os testes da ferramenta, desde que não fossem executadas transações reais entre usuários. No início de setembro, o presidente da instituição, Roberto Campos Neto, afirmou à agência de notícias Bloomberg que a ferramenta será liberada para uso.

Enquanto esse imbróglio não é resolvido, vale a pena entendermos o que se sabe até então sobre a entrada do WhatsApp Pagamentos no Brasil. Segundo informações divulgadas no site do próprio WhatsApp, inicialmente o recurso de pagamentos ficará disponível para correntistas das instituições parceiras NuBank, Banco do Brasil, Sicredi e Woop (conta digital do Sicredi). As transações via débito e crédito ficarão disponíveis para usuários do Whatsapp Business, para contas comuns a opção de pagamentos ficará disponível no modo débito.

Da forma como vem sendo desenvolvido, o aplicativo permitirá que as pessoas façam transações dentro das próprias conversas, com o cartão cadastrado no app. Nas configurações do aplicativo, o usuário poderá conferir o histórico de todas as transações feitas. Para fazer a validação de segurança das transações, a plataforma vai usar o PIN do Facebook Pay ou o recurso de biometria do celular para aprovar o envio do dinheiro.

Estimativa feita pelo portal Canaltech aponta que cerca de 51 milhões de pessoas devem usar o WhastApp como forma de pagamento, com a tendência dessa base crescer em função da aceleração do uso de pagamentos digitais em função da Covid-19. Ao todo, o WhatsApp tem uma base de 130 milhões de usuários no Brasil.

Um fator que pode ser um entrave para uma adesão mais expressiva da plataforma como meio de pagamento são os custos, a depender do tipo de transação feita. É prevista uma taxa fixa de 3,99% por transação realizada por comerciantes. O processamento das transações será de responsabilidade da Cielo, que normalmente cobra taxas de 2,39% para débito e 4,99% para crédito.

Com a entrada do PIX já bem estruturada, divulgada pelo Banco Central e pelas principais instituições financeiras, o alcance do WhatsApp Pagamentos pode sofrer impacto uma vez que for liberado. Em contrapartida, o aplicativo conta com a vantagem de já fazer parte do dia a dia da maioria dos brasileiros, o que pode representar uma certa vantagem para a plataforma.

Até o final do ano teremos uma noção mais clara de quais serão os formatos com mais adesão da população. Em todo caso, é animador ver crescer o movimento de pagamentos digitais no Brasil, tendo em vista as virtudes que o brasileiro tem no sentido de se mostrar aberto a novidades tecnológicas.

A #Shipay se posiciona como aliada dos varejistas para que estejam preparados nesse processo de transformação digital. Nossa solução oferece integração de pagamentos das principais carteiras digitais do mercado. Clique aqui e faça a integração do seu PDV.


#WhatsAppPagamentos #WhatsAppPay  #pagamentosdigitais #shipay #pix #meiosdepagamentos #carteirasdigitais #meiodepagamentosdigitais #BACEN #fintechs #meiosdepagamento #bancocentral #fintech #bancocentral #finanças #openinnovation #carteiradepagamentos #inovaçãofinanceira #SegurançaPagamentos

Publicado por AFRAC

Fundada em setembro de 1987, a Associação Brasileira de Automação para o Comércio (AFRAC) foi inicialmente criada para representar os interesses de fabricantes e revendedores de equipamentos para o setor. Unindo esforços e se engajando a outras Entidades para fortalecer o segmento no Brasil, nos tornamos uma entidade multissetorial, sem fins lucrativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: