Por Ricardo Ubrig – Diretor Comercial de Restaurantes – Ifood:
Caro parceiro Restaurante,
Nos últimos dias, a liderança do iFood esteve trabalhando na busca de medidas que
pudessem amenizar este período de incertezas e dificuldades em que o país, e em especial negócios como o seu, começam a viver. Não mediremos esforços para ajudar nossos parceiros fundamentais que são os restaurantes. Procuramos focar nas 3 frentes que entendemos importar mais neste momento.
- Permitir que se ganhe mais por pedido entregue.
O iFood vai destinar R$50 milhões de sua receita na forma de um FUNDO DE ASSISTÊNCIA AOS RESTAURANTES, com foco especial nos pequenos estabelecimentos locais. Os critérios de elegibilidade, valores, forma de recebimento e duração, dependerão de fatores como por exemplo: operação com ou sem logística própria, condições contratuais vigentes, etc. - Melhorar o seu Fluxo de Caixa.
Estamos promovendo a antecipação de recebimentos sem custo adicional. Todo restaurante que fizer esta opção receberá seu pagamento em 7 dias após a venda nos meses de Abril e Maio. Esperamos com isso injetar até R$600 milhões antecipadamente no mercado. - Minimizar o impacto da queda/fechamento do salão: Reduzir para zero taxa Pra
Retirar (Takeaway).
Sabendo que em muitas cidades os restaurantes terão seus salões fechados seguindo orientação de distanciamento social, decidimos por devolver todo o valor recebido de taxas do “Pra Retirar” ao restaurante. Desta forma o restaurante se torna um ponto de retirada ao invés de local de consumo, e receberá de volta a taxa do serviço. (obs.: os recursos fazem parte do Fundo de Assistência aos Restaurantes)
INFORMAÇÕES PRÁTICAS
Os detalhes destas 3 medidas serão apresentadas no dia 25/Março. Serão endereçadas perguntas como “Meu restaurante é elegível para o fundo?” “Qual o valor do benefício?” “Como verei isso no meu extrato?” “Posso me programar?” “Com que frequência vou receber?” “Por quanto tempo vai valer?”
Estas medidas começam a valer a partir do dia 2 de Abril.
Além destas medidas, estamos em contato com outras empresas da cadeia de valor
(processador de cartão de crédito, empresas de vale refeição) para buscarmos mais
benefícios, acesso a mais clientes, bem como reduções de outras taxas. Qualquer benefício obtido será integralmente repassado.
Nesta semana conversamos com milhares de restaurantes e o nosso foco hoje está em buscar como podemos auxiliar. Compreendemos a ansiedade de todos por respostas finais e claras para tudo. Ter certeza sobre o que vem pela frente é um desejo de todos, inclusive nosso. Estejam seguros de que estamos trabalhando o mais rápido possível para apoiá-los e para reduzir esta incerteza. Estamos tomando medidas que numa situação normal levaríamos meses discutindo pois sabemos o impacto que podem ter.
Contem conosco e vamos juntos superar este momento.
Um abraço,
Ricardo Ubrig
Diretor Comercial de Restaurantes